sejam bem vindos ao espaço de todos nós!!

11 de abril de 2008

Envelhecimento Saudável é possível?

Esta pergunta nos faz refletir se controlamos o processo de envelhecimento, sim porque não se fica velho de repente, começamos este movimento tão logo nascemos. O importante é pensar de que forma queremos envelhecer.
Várias questões é claro interferem neste processo de envelhecimento por exemplo, o meio ambiente, a cultura na qual estamos inseridos, a genética, os recursos financeiros e a saúde psíquica. Considera-se que ao longo dos anos houve aumento da perspectiva de vida, na medida em que nossas condições de vida, é claro com muitas ressalvas melhoraram, vivemos em um ambiente melhor do que nossos antepassados. No que diz respeito à cultura saber envelhecer não é fácil, principalmente numa sociedade que cultiva o novo, que tem como foco o poder, padrões estéticos muitas vezes cruéis, exigindo das pessoas que se enquadrem em um formato que julgam ser o perfeito, colaborando para o distanciamento do indivíduo de seus valores, crenças e desejos. Já o patrimônio genético pelo menos até agora imutável, pode servir de alerta e facilitar as prevenções, adiando ou controlando possíveis doenças. Portanto faça uso dessas informações de maneira satisfatória, mude se preciso seus hábitos para hábitos saudáveis privilegiando atividade física regular e orientada, alimentação sem exageros, manter o peso ideal, ingerir álcool com moderação, não fumar e fazer controles médicos periódicos, mesmo na ausência de sintomas. É claro que a falta de recursos financeiros dificultam o acesso ao mercado e as possibilidades para se cuidar da saúde, mas pense que algumas soluções não demandam tantos recursos assim, portanto analise possibilidades de cuidar da saúde diante dos recursos possíveis.
Envelhecer deve ser visto como um processo contínuo de crescimento intelectual, emocional e psicológico. Deve ser o momento em que, ao se olhar o que foi vivido, o indivíduo seja capaz de sentir alegria pelas conquistas apesar de serem reconhecidos alguns fracassos e erros, este movimento é viver.
Então envelhecer de forma saudável é possível, olhe para o seu presente veja o que precisa ser mudado, se esforce, mudanças exigem grandes esforços pois colocam em xeque nossas crenças mais profundas, caminhos já trilhados que insistem em nos levar rumo ao conhecido, mas é preciso ousar, ter coragem de experimentar o novo, novas escolhas e possibilidades são sempre possíveis. Acredite em você.

Então mãos à obra!
Adriana Bonneterre e Sandra Santos

Nenhum comentário:

Profissionais

Adriana Bonneterre - CRP 05/31697
Graduada em Psicologia - Universidade Estácio de Sá
Especialista em Psicologia Hospitalar pela Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro

Sandra Santos - CRP05/31553
Graduada em Psicologia - Universidade Estácio de Sá
Especialista em Psicologia Hospitalar pela Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro


Serviços oferecidos:

Atendimento clínico - individual e grupo
Atendimento domiciliar

Atendimento Pré e Pós cirúrgico
Consultoria para hospitais e clínicas

Orientação Profissional
Cursos, palestras
Grupos de estudo

Contatos:
Adriana Bonneterre - (11) 9586-0810

Sandra Santos - (21)7849 0540
Id 81*59910
psiclinicaehospitalar@hotmail.com